TRATAMENTOS
Clique nos itens abaixo para ler um pouco sobre o tema desejado:Lobuloplastia (Correção do lóbulo da orelha)


CORREÇÃO DO LÓBULO DA ORELHA
O que é correção de fissura de lóbulo da orelha?
Fissura de lóbulo de orelha é o termo médico para designar a lesão causada quando o orifício do brinco se alarga ou se rompe completamente, deixando o lóbulo da orelha partido. O alargamento do orifício do brinco e a sua ruptura completa são causados por brincos pesados ou trauma com tração, juntamente com outros fatores, como reações eczematosas (alérgicas de contato) ocasionadas pelos metais dos brincos, ocasionam o trauma, que em longo prazo, irá “rasgando” a pele do lóbulo da orelha. Ambos são passíveis de correção cirúrgica com anestesia local, um procedimento que pode ser realizado na clínica e dura cerca de 40 minutos.
Quais os cuidados pré-operatórios?
A avaliação pré-operatória inclui exames laboratorias como hemograma e coagulograma.O uso de algumas medicações como ácido acetil salicílico, ginko biloba, bufedil, vitamina E, anticoagulantes e fórmulas para emagrecer deverão ser suspensas pelo menos 15 dias antes da cirurgia . Qualquer medicação usada deve ser informada ao médico, pois várias delas podem causar efeitos colaterais que obrigam à suspensão da cirurgia.
A maior preocupação da maioria das pacientes que fazem a reparação do lóbulo da orelha é que o procedimento será desconfortável. Na realidade, é indolor. Uma agulha muito pequena é usada para colocar algumas gotas de anestésico local na frente do lóbulo da orelha. Em poucos minutos, o lóbulo da orelha está completamente entorpecido, podendo ser realizado o procedimento. A cicatriz decorrente da correção da fissura de lóbulo de orelha corresponde ao fechamento do defeito em uma linha vertical. Inicialmente a cicatriz fica avermelhada e evolui para uma coloração próxima à cor da pele. Podem ocorrer quelóides, cicatrizes elevadas e alterações na coloração das cicatrizes, que serão tratadas pelo cirurgião.
A dor costuma ser mínima ou inexistente no caso de correção de fissura de lóbulo de orelha, mas caso ocorra, pode ser facilmente controlada com analgésicos.
A recuperação da correção da fissura de lóbulo de orelha é bastante rápida e não atrapalha as atividades cotidianas como trabalho e atividades físicas. Recomendamos evitar exposição solar por 30 dias e aguardar a cicatrização após 3-6 meses para fazer um novo furo e voltar a usar brincos.
O resultado final ocorre em torno de 6 meses, quando a cicatriz já amadureceu suficientemente para permitir que o lóbulo de orelha seja furado novamente.
Caso haja interesse em esclarecer mais dúvidas e se submeter a uma cirurgia de correção de lóbulo de orelha, marque uma consulta.