O melasma é uma hipermelanose adquirida que atinge mais as mulheres e se caracteriza pelo aparecimento de manchas castanho escuras localizadas principalmente no rosto.
Alguns fatores como predisposição genética, fatores vasculares e hormonais como gestação, uso de anticoncepcionais e terapia de reposição hormonal tem influência no aparecimento do melasma, mas é a exposição solar o fator mais determinante para seu desencadeamento e perpetuação. As células da pele acumulam os efeitos da radiação no decorrer da vida, e de repente, depois daquele verão bem aproveitado sob o sol ou depois de uma simples exposição à luz, incluindo a fluorescente de computadores e escritórios, a mancha pode surgir.
Os raios UV levam a maior ativação dos melanócitos, células responsáveis pela produção da melanina, pigmento que confere a coloração da pele. A medida que o melasma permanece sem tratamento, o pigmento pode aparecer nas camadas mais profundas da pele, o que dificulta seu clareamento. “Os tratamentos como a luz pulsada, os peelings químicos e microdermoabrasão são excelentes opções, que além de proporcionar o clareamento da pele auxiliam na prevenção e tratamento do envelhecimento cutâneo, por atingirem maior profundidade na pele.” (Comenta Dr. Cláudio Cordeiro).
E se você quiser saber mais sobre estes tratamentos entre em contato conosco, agende uma avaliação e devolva a vida de uma pele rejuvenescida e livre de manchas.