Blefaroplastia

Geralmente essas deformidades das pálpebras são adquiridas com o envelhecimento facial, pela perda da elasticidade da pele; pela queda dos tecidos: pele, músculos, gordura; também podem ser anomalias do crescimento, deformidades adquiridas por traumatismo ou outras doenças.
 
Fatores genéticos ou características familiares e raciais têm papel preponderante no estabelecimento de alterações na forma das pálpebras. A ação da força da gravidade, o fumo e a radiação solar são outros fatores que causam envelhecimento e, portanto, deformidade palpebral. Em casos muito avançados dessas deformidades, muitas vezes há prejuízos, principalmente com a diminuição do campo de visão.

Um fenômeno característico nas deformidades palpebrais é o aparecimento de “bolsas de gordura” tanto nas pálpebras inferiores como nas superiores. Essa alteração é ocasionada pela herniação ou protrusão de parte da gordura, que normalmente fica em torno do globo ocular, para fora do seu local. Traumatismos e outras doenças também podem ser importantes no aparecimento dessas deformidades.