Alopecia – tratamento queda de cabelo Recife

Alopecia (queda de cabelos)

queda-de-cabelo-alopecia

  ALOPECIAS (Queda de cabelos)  

O que é queda de cabelos?  

O ciclo do cabelo é caracterizado pelo crescimento, repouso e queda. Pode ser considerada normal a queda de 100 a 150 fios por dia, já que a mesma quantidade nasce no mesmo período. Quando há uma queda excessiva, maior que 150 fios por dia e não uma reposição dos mesmos pelo organismo, tem-se um quadro de alopecia (queda de cabelos). Em geral, a procura por consultas devido à queda de cabelos ocorre quando as pessoas percebem uma diminuição excessiva dos cabelos, quando as pessoas são predispostas à queda (há casos semelhantes na família) ou quando têm cabelos finos e pouco volumosos. A Clínica Cláudio Cordeiro é referência em tratamento de queda de cabelos em Recife.

Alopecia é o termo usado para a queda dos cabelos, que pode ter causas e tipos diversos. O tipo mais comum é a Alopecia Androgenética, também conhecida como calvície vulgar, afeta mais os homens com predisposição genética (há oito pares de genes envolvidos). São pessoas que têm um ou ambos os pais calvos, ou até mesmo outro parente, como tio, tia, avô ou avó. O cabelo encurta de tamanho, fica mais fino e ralo, deixando o couro cabeludo mais exposto.

A Alopecia Areata é caracterizada por apresentar áreas redondas ou ovais sem cabelos. Pode ter um evento traumático antecedendo a queda.  

Um dos tipos mais frequentes de queda de cabelos são os Eflúvios, que são quedas rápidas e intensas dos cabelos, causadas porque os fios tiveram uma passagem rápida para uma determinada fase e caem. O eflúvio pode ser dividido em Anágeno, que é aquele associado à quimioterapia, e Telógeno, relacionado a várias causas, dentre elas o estresse, alguns medicamentos, febre alta, pós parto, entre outras.

Outras possíveis causas de queda de cabelos são dietas muito restritivas de certos nutrientes, como o ferro, zinco, magnésio. Por isso, se você está apresentando queda de cabelos excessiva, não adianta ir até a farmácia e comprar um produto antiqueda. É importante saber que o médico tem poucas chances de ajudá-lo com uma simples receita para combater a queda de cabelos. Mas, ele pode ajudá-lo através de uma consulta detalhada, investigando as causas, solicitando exames complementares e acompanhando a sua evolução e resposta ao tratamento.

Todos os tipos de alopecias têm tratamento. Mas, exigem paciência e perseverança, pois os resultados podem ser lentos em alguns tipos de queda de cabelos. Se você tem alguma dúvida sobre as Alopecias ou sobre os tratamentos que são utilizados no seu controle, marque imediatamente uma consulta.